O Projeto

Objetivos

O projeto TICS atua em duas componentes inovadoras:

 

  • Ajudar os jovens a descobrir que é possível a utilização de TIC e redes on-line de uma forma diferente, encontrando online profissionais dispostos a ouvir e a acompanhá-los

 

  • Incentivar e encorajar os profissionais a trabalhar com jovens num ambiente diferente "da rua".

Contexto

O abandono escolar precoce foi identificado pela Comissão Europeia como um desafio particular enfrentado em muitos estados membros da UE. Está associado ao elevado desemprego dos jovens, a falta de competências relacionadas com o emprego e uma grande variedade de outros problemas sociais. Há muitas razões por que alguns jovens desistem de educação e formação prematuramente, tais como: problemas pessoais ou familiares, dificuldades de aprendizagem ou uma situação socioeconómica frágil.

O projeto TICS parte da premissa de que os profissionais que trabalham com jovens (assistentes sociais, especialistas em orientação / inserção, formadores, etc.) desempenham um papel fundamental na prevenção, intervenção e reintegração de jovens em risco ou em situação de abandono escolar precoce.

 

O projeto TICS aborda o papel das TIC no contexto socioeducativo e o conceito de educadores digitais com base nas oportunidades que as novas tecnologias oferecem para combater o abandono escolar precoce.

Resultados

Serão desenvolvidos no projeto:

 

  • Perceções e práticas de jovens digitais natos

 

  • Caixa de ferramentas nativos digitais: ferramentas para educar os jovens sobre os riscos de vícios digitais

 

  • A utilização das TIC em atividades socioeducativas

 

  • Caixa de ferramentas "Utilizar o digital para suporte, é possível": ferramentas de sensibilização e propostas para uma maior consideração as TIC no apoio a jovens desistentes ou em risco de abandono escolar

 

  • Website do projeto e comunidade on-line para comunicação e ação

 

  • Materiais de formação: TIC em atividades de apoio socioeducativos para combater o abandono escolar precoce