As perceções dos consumidores e as práticas de jovens nativos digitais

Este resultado intelectual do projeto é focado no estudo do "comportamento viciante dos jovens nativos digitais".

Com base na literatura existente e num trabalho de pesquisa descentralizado, realizado pelo consórcio e envolvendo 419 jovens de 16 a 25 anos (205 raparigas e 214 rapazes), foi produzido um relatório detalhado em EN / SK. Uma versão curta deste relatório está também disponível nos 5 idiomas do consórcio: EN, FR, IT, SK, PT.

 

Aceda ao relatório detalhado aqui em PT.

Utilização social e educacional das tecnologias da informação e da comunicação

O mundo digital é uma preocupação recente. A oferta exponencial de gadgets é caracterizada pelo seu potencial viciante e de fácil acessibilidade. Todos os que lidam com jovens, no seu dia a dia profissional, estão cada vez mais preocupados.

O conjunto de ferramentas para "Jovens nativos digitais" inclui uma variedade de instrumentos pedagógicos dedicados a três tipos de vícios / comportamentos disruptivos:

vício por media sociais, jogos (ou gaming) e mensagens de texto (ou texting).

A maioria das ferramentas foi testada durante a implementação de um programa piloto, em todos os países do consórcio.

Este manual, que lista todas as ferramentas reunidas e desenvolvidas durante o projeto, está disponível em todas as línguas de parceria (EN, FR, IT, PT, SK). Estas ferramentas específicas foram selecionadas por cada parceiro de acordo com sua relevância para o território e carregadas na plataforma TICS.

 

Faça o download das ferramentas aqui em PT

Caixa de ferramentas nativos digitais: ferramentas para educar os jovens sobre os riscos de vícios digitais

A utilização das TIC em atividades socioeducativas

Este é o produto de um trabalho de recolha e diagnóstico e apresenta as melhores ferramentas / práticas de formação sobre o uso das TIC, FOAD ou WEB na implementação de projetos "atrativos" direcionados para jovens. O estudo foi realizado com 158 profissionais.

Os resultados da pesquisa são apresentados num relatório detalhado (versão EN, SK) que ilustra:

  - a relação entre o sistema educativo, o ensino obrigatório e a situação de abandono escolar nos países da parceria;

  - os atores dos territórios da parceria que trabalham para prevenir e / ou intervir / no abandono escolar;

  - o uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo sócio-educacional e as competências dos profissionais;

  - as boas práticas e recomendações

para uma melhor utilização das TICs, no geral.

Uma síntese deste relatório apresentando os principais resultados do estudo está disponível em todas as línguas da parceria (EN, FR, SK, IT, PT).

 

Pode fazer o download aqui em PT

 

Caixa de ferramentas "Utilizar o digital para suporte, é possível": ferramentas de sensibilização e propostas para uma maior consideração as TIC no apoio a jovens desistentes ou em risco de abandono escolar

Usar o suporte digital, é possível" procura dotar os profissionais de métodos e ferramentas para planear e implementar ações de educação e formação, sobre qualquer tema, usando as TIC. Integra uma ampla gama de fichas, com dados técnicos, para a utilização de diversos suportes digitais, tais como o Moodle, as Narrativas digitais, a Intranet, o Facebook, ou a Web 2.0 (Glogster); tendo em conta o tema central do vício / uso aditiva das TICs e redes sociais. É dirigida a profissionais do campo social e educacional.

O kit de ferramentas está disponível em todas as linguagens de parceria (EN, FR, IT, PT, SK). Ferramentas específicas foram selecionadas por cada parceiro com base na sua relevância para o território / grupo-alvo e carregados na plataforma TICS.

 

Pode fazer o download aqui em PT.

Website do projeto e comunidade on-line para comunicação e ação

O consórcio do projeto tem o objetivo de preparar os profissionais para mudar completamente a sua abordagem no apoio aos jovens. Para este propósito, foi criado um “guia do facilitador” e uma comunidade virtual de suporte que permite desenvolver um sentimento de pertença a um grupo e onde jovens e profissionais procuram descobrir e adequar práticas / comportamentos.

O guia e o suporte para a comunidade virtual estão disponíveis em todos os idiomas da parceria.

Foi criado um projeto-piloto com workshops presenciais e à distância, com duração mínima de 35 h em cada país do consórcio, e com a participação de 206 profissionais e 286 jovens, entre os 16 e os 25 anos.

Baixe aqui o guia em PT.

 

Materiais de formação: TIC em atividades de apoio socioeducativos para combater o abandono escolar precoce

Este manual pedagógico, disponível em EN, FR, IT, PT, SK, oferece ferramentas-chave para profissionais e organizações que implementam ações para jovens em situação de abandono.

Baixe aqui o guia em PT

Recursos